POS – Point of Sale (Ponto de Venda)

Embora essa seja a opção mais comum, é necessário tomar alguns precauções no controle dos seus POS para que não haja nenhuma surpresa na sua gestão financeira, como por exemplo:

  • Em alguns Estados o TEF é obrigatório para alguns tipos de estabelecimentos. Recomendamos sempre olhar a legislação vigente do seu Estado.
  • Conferência das taxas cobradas pelas adquirentes – Elas estão sendo cobradas corretamente?
  • Conferência das vendas realizadas em cada POS, de acordo com o tipo de transação (crédito ou débito) para que você possa fazer a sua previsão do fluxo de recebimentos.

Características do POS

A principal diferença é que cada máquina funciona apenas com uma rede de adquirência (por exemplo, Rede, Cielo, Stone, Getnet), ou seja, o estabelecimento só aceita cartões operados por sua fornecedora.
A comunicação dos dados é realizada por linha discada ou por rede de celular (POS GPRS), e o POS não depende de nenhuma outra infraestrutura para funcionar.
A própria máquina imprime o recibo, e quando há algum problema ou defeito, o adquirente precisa ser acionado para consertar ou substituir o produto.

Vantagens do POS

O POS tem preço atrativo, caso o estabelecimento consiga trabalhar apenas com uma maquininha.
É fácil de usar, já que o sistema é bastante intuitivo, e a mobilidade é um grande diferencial, que permite ser enviada até a casa do cliente, para quem trabalha com delivery.
Você não precisa de uma automação comercial integrada (Sistema ERP + Pinpad + TEF + Internet) para realizar a transação.

Desvantagens do POS

O POS é mono-adquirente, ou seja, só funciona conectado a uma única rede adquirente. Não captura diversas bandeiras regionais, o que obriga o varejista a contratar um POS específico para cada rede.
Isso dificulta a conferência das vendas, pois requer que o varejista guarde os recibos comprovantes das transações para somá-los ao final do dia. Isso pode ser um grande problema caso o volume de vendas no cartão seja muito alto.
Por último, por não ser integrado com o sistema de automação, também dificulta a conciliação de vendas, que é a comparação dos valores registrados em caixa com aqueles processados pelo adquirente.
Dessa forma, o controle financeiro no POS é muito mais trabalhoso: Você pode fazer manualmente, em planilhas de Excel para controle de recebimentos no cartão ou utilizar um sistema terceiro de conciliação de cartão de crédito e débito para ajudar na integração e controle de todas as suas adquirentes.

Nossas maquininhas POS

Ofereça comodidade ao seu cliente

Pinpdv: o POS inteligente da multipluscard

O PINPDV é um produto revolucionário no mercado dos meios de pagamento. O usuário tem na palma da mão um sistema de vendas rápido e prático, capaz de realizar vendas com cartão de crédito e débito, com a possibilidade de emitir Nota Fiscal (NFC-e ou SAT).

Saiba +

POS Convencional

Sabe aquela maquininha que o garçom leva na sua mesa junto da conta? Esta é a maquininha POS. Muitos varejistas acabam adotando a POS por conta da sua praticidade. Afinal, é só pegar o cartão do cliente, colocar na máquina, digitar o valor, a senha, confirmar e entregar a via impressa.

Saiba +

Acompanhe suas vendas no portal de serviços

Siga diariamente tudo o que é transacionado em seu negócio

pagamentos e vendas

acompanhe suas vendas e pagamentos por tipo de transação, bandeira e loja, individualmente ou ao mesmo tempo

serviços disponíveis

faça pedido de bobinas, máquinas adicionais, antecipações e cancele transações, tudo isso diretamente pelo nosso portal

Veja seu extrato completo

Saiba a data, hora, valor e muito mais de cada venda realizada

Passado, presente e futuro

Veja detalhadamente o que você recebeu e o que você vai receber

Relatórios completos e otimizados

Obtenha relatórios personalizados do seu negócio, quando quiser

Transparência total com facilidade

Acesse com facilidade suas taxas, cancelamentos e chargebacks

Venha para a Multiplus Card