Qual a importância da tecnologia nas empresas do varejo?

O mundo passa por uma revolução tecnológica, a forma como nos relacionamos com as pessoas e fazemos negócio mudaram. É válido dizer que a tecnologia está influenciando inúmeros setores, aumentando a produtividade, reduzindo custos e melhorando os resultados. Os benefícios e a importância da tecnologia no varejo e a sua aplicação é bastante importante e iminente.

Obviamente, os efeitos da tecnologia no varejo merecem destaque. O perfil dos consumidores mudou bastante, obrigando as empresas a se adaptarem a essa nova realidade.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e entenda a importância e impacto da tecnologia no varejo.

Qual o impacto da tecnologia no varejo?

O uso de tecnologias e novos recursos mudou, completamente, a maneira como efetuamos negócio. Agora, podemos ter um relacionamento mais próximo dos clientes por meio das redes sociais, por exemplo.

Desta forma, fica mais fácil identificar as dores e as necessidades deles. A proximidade faz com que os clientes se sintam mais valorizados, aumentando a chance de fidelizá-los.

As redes sociais não são os únicos benefícios do uso de novos recursos de tecnologia no varejo. É possível dizer que a escolha de ERPs e outros softwares pode simplificar todo o processo de gestão, aumentando a produtividade, facilitando o gerenciamento de fornecedores e, por fim, melhorando os resultados do negócio.

Já pensou em propor uma experiência flexível de compra?

Uma experiência flexível passa por uma integração de canais físicos e on-line de compra, facilitando a vida do consumidor. Hoje em dia muitas empresas estão investindo nessa alternativa, principalmente pela falta de tempo dos consumidores.

E-commerces, por exemplo, estão oferecendo a possibilidade de consumidores comprarem por meio da loja virtual e retirarem o produto na loja física. A importância da tecnologia, neste caso, é oferecer a praticidade da compra a distância, mas diminuir a ansiedade do consumidor e a necessidade de ficar em casa à espera do produto, unindo o prático ao agradável.

Você já ouviu falar da conciliação de cartão de crédito?

conciliação de cartão de crédito também é uma alternativa interessante para entender a importância da tecnologia no varejo. É preciso lembrar que os cartões de crédito se tornaram o meio de pagamento mais utilizado em todo o mundo. Assim, um sistema de conciliação de cartão de crédito é capaz de garantir a integração e a conferência de dados sobre compras realizadas pelos cartões, seja crédito, seja débito.

Dessa forma, torna-se possível conferir se todas as parcelas estão sendo devidamente liquidadas, se as taxas cobradas estão corretas (independente das bandeiras dos cartões), confirmando as compras e, ainda, realizando uma validação eletrônica.

Sabe como utilizar assistentes digitais?

Os assistentes digitais, também chamados de bots, são utilizados para facilitar a jornada de compras do usuário. Empregá-los em seu negócio permitirá a realização de atendimentos automatizados e eficientes.

Desse modo, sua loja terá um canal de comunicação aberto aos clientes 24 horas por dia e 7 dias na semana. Em poucos cliques e em um curto espaço de tempo, o cliente conseguirá efetuar a compra sem entrar em contato com nenhum vendedor, reduzindo seus custos e oferecendo maneiras de vender em qualquer dia e horário.

É possível conhecer mais o público-alvo?

Sim. Mais do que possível, é necessário. Uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente se dá por oferecer produtos que eles realmente precisam. Assim, eles poderão efetuar todas as compras em um único local, sem sair da sua loja ou da página do seu e-commerce.

Dessa forma, busque avaliar quais são os principais gostos e costumes dos seus consumidores. Analise o comportamento deles nas redes sociais, buscando identificar padrões de comportamento e, assim, poder oferecer produtos que se adéquem às suas necessidades. Certamente, valerá a pena.

Investir em ações de tecnologia no varejo poderá ser essencial para o crescimento do seu negócio e, principalmente, para melhorar os resultados de suas vendas.

É importante lembrar que a internet se tornou um mercado extremamente competitivo, então a fidelização deve ser vista como uma maneira de garantir a permanência do seu negócio.

15.01.2020

Postado em Vendas

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