Tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa

[sharify]

Você sabia que o fluxo de caixa é uma importante ferramenta que pode ajudar na organização financeira e gerencial da sua loja? Se não, você veio ao lugar certo!

Neste post, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o fluxo de caixa, e quais são os principais cuidados e dicas para usufruir de todas as vantagens desta ferramenta na sua gestão — acompanhe!

Separe as finanças pessoais das empresariais

Uma dica essencial para começar o seu fluxo de caixa com o pé direito é separar as suas finanças das empresariais. Para isso, evite levar as suas contas para a empresa e vice-versa, o que ajuda a evitar a confusão patrimonial.

Procure também criar contas correntes, cartões de crédito e débito separados para a pessoa jurídica e física. Sempre faça os pagamentos de forma separada, pois isso ajuda a manter o controle e permite que você saiba exatamente como andam as disponibilidades da sua empresa.

Implemente corretamente o fluxo de caixa

Depois de separar as suas finanças, é preciso que você implemente o fluxo de caixa. Utilize um bom software de gestão e conte com o auxílio da tecnologia para registrar os saldos iniciais do caixa, bancos e contas correntes. Além disso, registre todas suas entradas e saídas.

As entradas são relacionadas com seus recebimentos, e as saídas com os pagamentos de contas diversas. Após comparar estes valores, você obterá o fluxo de caixa do período, que é a disponibilidade que sua empresa possui para reinvestir, gastar ou para que retirada dos sócios.

Controle as despesas e receitas

Aproveitando o uso da tecnologia, faça o acompanhamento das suas receitas e despesas. No caso das entradas, é possível conhecer seus clientes, valor do ticket médio de vendas, principais produtos e eventuais sazonalidades, permitindo que sua empresa se prepare para possíveis dificuldades.

Já em relação às despesas, é possível conhecer o seu valor total, representatividade de cada tipo de gastos, entre outras informações. Assim, podem ser traçadas diferentes estratégias, cortes, substituições e outras formas de melhorar seus resultados.

Tenha cuidado com os recebimentos e pagamentos

O fluxo de caixa também permite um acompanhamento mais eficiente das contas a pagar e a receber. No caso das contas a pagar, evita que sua empresa pague multas e juros por atraso, pois você passa a controlar a movimentação com maior atenção e cuidado.

Já as contas a receber também terão uma melhoria em relação à inadimplência, uma vez que é possível identificar de forma pontual eventuais atrasos e agir evitando a descapitalização do seu fluxo de caixa, o que permite que sua empresa tenha sempre capital de giro à disposição.

Melhore o controle dos estoques

Os estoques também poderão ter um controle mais eficiente quando acompanhados pelo controle de fluxo de caixa. O uso desta ferramenta aliada a um bom software de gestão, fará com que você saiba quais produtos tem maior giro e quanto tempo levam para ser comercializados, por exemplo.

O fluxo de caixa também permite uma maior racionalidade no controle de suas mercadorias, evitando que fiquem muito tempo no estoque ou que ocorra a falta desta para a comercialização, sendo assim um diferencial competitivo para sua empresa.

18.07.2020

Postado em Vendas

Nenhum Comentário