Olá! Eu sou o assistente virtual MultiBot
No momento não tem ninguém da nossa equipe online para te atender, mas acredito que eu posso te ajudar! :D
Mas, vamos lá! O que você precisa?
• Quero saber mais sobre a empresa
• Gostaria de mais informações sobre o Radar
• Quero saber sobre TEF
• Tenho uma loja virtual e preciso de integração
• Preciso de Suporte Técnico
Central de Atendimento
Suporte Técnico
de segunda a sábado, das 8h às 22h
aos domingos, das 8h às 20h
atendimento@multipluscard.com.br
Comercial
de segunda a sexta, das 8h às 18h
comercial@multipluscard.com.br
Financeiro
de segunda a sexta, das 8h às 18h
financeiro@multipluscard.com.br
Este artigo é a primeira parte da nossa série Primeiros Passos no E-commerce, com informações valiosas e práticas para você, empreendedor, que quer aumentar o seu faturamento apostando nas vendas online.
Nosso objetivo com essa série é te dar uma visão generalista de e-commerce, para que lojistas de todos os segmentos possam explorar ao máximo as vantagens desse mercado, que em apenas 10 anos saltou de um faturamento de R$ 22,5 bilhões para uma estimativa de aproximadamente R$ 170 bilhões, isto é, um crescimento acumulado de mais de 655%.
Vem com a gente que você vai longe!
Antes de tudo, você precisa refletir sobre dois pontos fundamentais:
> Você sabe como funciona um e-commerce?
> Já definiu qual o tipo de produto que você quer comercializar na internet?
Essas são as duas primeiras perguntas que devem ser respondidas antes de entrar no universo das vendas online. Mas fique tranquilo, pois vamos fazer uma introdução para você entender.
Um e-commerce é caracterizado por uma loja virtual criada para vender produtos ou serviços que as pessoas estão acostumadas a ver quando estão passeando em um shopping, por exemplo. A característica mais marcante é o fato de todo o processo, desde a escolha dos produtos, a forma de pagamento e a escolha do modo de entrega ser feita totalmente pela internet.
A definição do produto ou serviço que você deseja comercializar é muito importante para realizar o planejamento e a organização de todo o processo, desde a aparência da loja online até a logística da entrega. É preciso fazer uma pesquisa de mercado, de segmento e de sub-nicho, para que se possa escolher, desde o início, onde atuar.
De uma maneira geral, o e-commerce é muito importante para favorecer a geração de novas e únicas oportunidades de negócios. A modalidade de loja online auxilia empreendedores a comercializar produtos e serviços e a gerar valor ao seu negócio.
Vamos mostrar e explicar alguns pontos essenciais para começar o planejamento da sua loja online. Confira:
Os Meios de Pagamento da sua Loja Virtual
Quando falamos em comércio pela internet, surgem muitas dúvidas em relação aos meios de pagamentos e, principalmente, à segurança das transações. Por isso, é fundamental que um e-commerce invista nessas áreas para garantir e conquistar a confiança dos consumidores.
O pagamento em um e-commerce pode ser feito de diversas maneiras e exige um suporte de segurança mais complexo e confiável do que em lojas físicas. Para uma loja virtual que está começando, é importante ter um intermediador de pagamento em vez de apenas um simples gateway de pagamentos. O intermediador faz toda a questão de segurança, cashback, prevenção de fraudes, análises da compra, etc.
É possível realizar o pagamento de uma compra online por meio de um boleto bancário, transferência online, link de pagamento, intermediários de pagamento, como a Multiplus Pay, Pix e carteiras digitais, dentre outros. Além disso, é possível fazer as transações diretamente por meio de um cartão de crédito.
A Aparência da sua Loja Virtual
A aparência de uma loja virtual pode ser comparada à vitrine de uma loja física. Por isso, é fundamental que o gestor do negócio invista em um visual bonito, agradável e que atraia a atenção dos consumidores que acessem o e-commerce. É importante que o empreendedor pense em um layout a partir de uma experiência do cliente.
Uma das dicas mais importantes para organizar a página inicial de uma loja virtual é expor os produtos ou serviços que o lojista acredita que terá mais giro e que vão atender o público, sendo colocados de forma estratégica.
Além disso, é essencial pensar em uma aparência que seja personalizada para smartphones e outros dispositivos móveis.
Hoje em dia, mesmo que o consumidor não finalize a compra pelo celular, um design responsivo e fácil de navegar aumenta as chances do usuário realizar uma compra e também o auxilia a fazer uma simples consulta para confirmar a compra em um desktop.
Planejando a Entrega e Logística
Conhecer o nicho em que o seu negócio está inserido e como quer se posicionar no mercado é muito importante para todo o planejamento. Os setores que são bastante influenciados por esse processo são os de entrega e logística.
A partir desse entendimento, você começa a procurar fornecedores, ver a viabilidade do produto em questão de frete, logística, correios, transportadora, entre outros aspectos.
É preciso investir na qualidade desses serviços para não prejudicar o seu e-commerce. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e é essencial estar atento a alguns fatores, como a qualidade da embalagem, a separação do produto correto para envio e a entrega no menor tempo possível ou pelo menos dentro da data estipulada para gerar mais satisfação aos clientes.
De olho nos Custos, Métricas e Análise de Resultados
Um bom conteúdo é capaz de atrair os consumidores de maneira gratuita e orgânica. Esse deve ser um dos principais objetivos para reduzir os custos da sua loja virtual.
Com visitas recorrentes, as pessoas virão até o seu negócio com grande potencial de compra. Além disso, outra dica para reduzir os gastos com o seu negócio é investindo na mensuração de resultados de maneira prévia.
Fazer uma análise das métricas é um jeito de evitar que o seu e-commerce cometa erros e, consequentemente, perca dinheiro com decisões equivocadas.
Mensurando os resultados de anúncios patrocinados, promoções enviadas por e-mail marketing, por exemplo, é possível saber quantas pessoas receberam a informação, quantas clicaram nos links do e-mail, se os cliques foram convertidos em compras na loja, dentre outros dados que ajudam nas novas estratégias.
Escolha bem seus fornecedores
Os fornecedores são peças fundamentais na criação de um e-commerce. É preciso investir em boas parcerias para evitar erros muito comuns, principalmente, em lojas virtuais que estão começando no mercado. Um desses erros é a falta de controle dos produtos no estoque, que pode ser evitado com um bom planejamento baseado no relacionamento com os fornecedores.
Outro passo essencial durante o processo de planejamento e escolha de um fornecedor é fazer uma boa pesquisa de mercado. Não adianta escolher o primeiro parceiro que aparecer na sua frente. Pesquise na internet, converse e negocie com os fornecedores e tente convencê-los de que, mesmo começando do zero, o seu negócio tem interesse em se tornar um parceiro.
Fique atento às fraudes comuns que acontecem no E-commerce
Todo negócio na internet sempre vai causar desconfianças e inseguranças em algumas pessoas. É exatamente por isso que uma loja virtual precisa investir em segurança para não acabar caindo em fraudes muito comuns nesse setor.
De acordo com um estudo de uma empresa brasileira referência em antifraudes, as lojas virtuais no Brasil sofrem uma tentativa de fraude a cada cinco segundos.
Existem muitas fraudes comuns nesse ramo: fraude efetiva, auto-fraude e fraude amiga. A primeira é caracterizada quando alguém clona o cartão de crédito de outra pessoa ou rouba as informações do cartão para realizar uma compra pela internet. Após confirmar a compra, o responsável pela clonagem recebe o produto sem problemas, já que tem todos os dados necessários.
A auto-frade se caracteriza quando o dono do cartão de crédito faz a compra, recebe o produto, mas contesta a negociação em até 180 dias, com uma alegação de que não realizou aquela compra. Essa situação é considerada uma atitude de má fé e não tem como o gestor da loja virtual fazer a identificação. Algumas administradoras de cartão de crédito passaram a monitorar clientes que contestam muitas compras.
A fraude amiga também é muito comum em e-commerces. Ela se caracteriza quando uma pessoa muito próxima ao titular do cartão de crédito e conhecedor de todas os dados realiza a compra e não o avisa. Ao receber a fatura, o titular contesta a administradora do seu cartão de crédito alegando que não realizou a compra. Isso acaba gerando um chargeback, isto é, quando acontece o cancelamento de uma transação não reconhecida pelo titular.
No próximo post, vamos dar mais dicas essenciais para você iniciar a sua loja virtual com o pé direito.
Blog Multiplus Card
Multiplus Card marcou presença no evento "Vinculação de Pagamentos" no MT
No último dia 12 de Março, o Delmond Hotel em Cuiabá-MT foi palco do evento "Vinculação de (...)
O Decreto nº 599/2023 da SEFAZ-MT
Desvendando as Novas Regras de Pagamento: Decreto nº 599/2023 no Mato Grosso No dia 29 de novembro de 2023, a Secretaria (...)
Multiplus Card Destaca Inovações no ACBr Day 2023 com Componente TEF Integrado
No último dia 10 de novembro, a Multiplus Card marcou presença no evento Dia do ACBr 2023, sediado no Centro de Even (...)